sexta-feira, 8 de maio de 2009

Tornar a obsessão em desejo saudável

Pensamentos à Solta - Não sou nada, nunca serei nada, não posso querer nada... Mas, à parte, tenho em mim todos os sonhos do mundo!
pensamentosasolta.blogs.sapo.pt

Sinto-me como se me pertencesses mais do que nenhum outro só pelo simples facto de ser com tanta admiração e uma pitada de obsessão! Bom Fim de Semana!
docefrutoproibido.blogs.sapo.pt

Googlei a palavra obsessão e recolhi estes 2 testemunhos. Pensei: "ainda bem que não sou só eu que tenho obsessões na vida."

Fui depois à wikipedia ver o significado desta palavra:

Obsessão, segundo o espiritismo, seria a interferência prejudicial exercida por um espírito sobre outro, sejam eles "encarnados" (i.e. homens vivos) ou "desencarnados" (i.e. pessoas falecidas).

A respeito da influência que os supostos "espíritos" exerceriam sobre as pessoas, O Livro dos Médiuns, do escritor Allan Kardec, dedica um capítulo inteiro ao assunto.
Segundo a crença espírita, aquele que sofre a influência de supostos seres espirituais seria, por definição, um
médium.

Sou portanto um médium é isso?

No que tange aos tipos possíveis de obsessão, a crença espírita apresenta uma classificação em três graus de intensidade crescente, a saber:

- A obsessão simples, que ocorre quando um espírito ou vários influenciam a mente de um médium com suas idéias, mas de maneira tal que o médium consciente percebe. A obsessão simples perturba, podendo causar constrangimento quando o médium inexperiente exprime de forma desavisada pensamentos que não são seus e somente se dá conta disso depois. No entanto, ele, médium, permanece senhor de si mesmo e reconhece quando fala ou age sob influência, sendo a ele possível, com estudo, aprender a controlar-se.


- A fascinação é uma ação direta e constante do pensamento de um espírito sobre a mente do médium paralisando-lhe o raciocínio de tal modo que este aceita tudo que lhe é passado pelo espírito como a mais pura verdade, reproduzindo, desde informações simplórias aos mais completos disparates, como se fosse tudo fruto da mais profunda sabedoria. O espírito que se dedica à fascinação de um médium é ardiloso pois, primeiro, ele tem que ganhar a confiança irrestrita do médium para aos poucos ir dominando seu raciocínio.

- A subjugação é uma influência tão forte sobre a mente do médium que este não mais raciocina nem age por si mesmo, agindo como marionete do espírito ou dos espíritos que o influenciam.


Vejam mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Obsess%C3%A3o

Terei portanto de passar da subjugação à obsessão simples. Parece simples não é?

Bom fim-de-semana a todos!


Sem comentários: