domingo, 6 de junho de 2004

Capítulo XVI: Bolo de noiva

Tal como não há festa sem bolo, também não há casamento sem bolo de noiva… O mais tradicional é que seja de três andares, em que o andar superior (o mais pequeno) se guarda e se congela para se comer no 1º aniversário de casamento. Nesse dia, os amigos, que tiverem “roubado” os noivos (bonecos) de cima do bolo, também deverão ir a casa dos noivos entregá-los.

Outra tradição é a dos noivos entregarem a primeira fatia à próxima pessoa a casar, e que as restantes solteiras devem ficar debaixo do véu da noiva enquanto ela come a sua fatia (ou enquanto elas comem as suas fatias) para, também elas, encontrarem marido depressa.

Algo que já está muito instituído é o cortar do bolo. Quem o deve cortar é o noivo e a noiva deve colocar a sua mão em cima da dele. Este gesto simboliza a união do casal. Depois ambos dão uma garfada do bolo um ao outro ao mesmo tempo. Seguidamente devem abrir o champagne, fazer um brinde e, entrelaçando os braços, beber um pouco.

Diz-se que os convidados não devem rejeitar uma fatia de bolo, porque isso significaria renegar a felicidade de quem a dá.

Ninguém deve sair da festa antes do partir do bolo, só nessa altura os convidados e os noivos poderão fazer as suas despedidas.

Há empresas de copo-d’água que oferecem o bolo de noiva, que pode ser escolhido pelos noivos na pastelaria/fábrica com que essa empresa trabalha. Se quiser uma sugestão, saiba que a pastelaria Quente e Bom venceu a terceira edição do concurso Bolo de Noiva 2004, que decorreu no FIL, durante a HOREXPO. O pasteleiro responsável por esta vitória foi António da Costa Baía, pasteleiro da Equipa Nacional de Pastelaria e da Pastelaria Quente e Bom, em Linda-a-Velha.

É também possível – e o seu sabor será com certeza bastante melhor – encomendá-lo a particulares.

Quanto à decoração, integre o bolo no estilo da festa para não se desfasar do resto. Se o tema da festa é a música, que tal colocarem uma harpa ou outro instrumento que vocês gostem a enfeitar? Se o tema é a literatura, que tal o bolo ser um grande livro aberto ou colocarem pequenos livros a decorar? Se são malmequeres, que me dizem do bolo ter a forma de um grande malmequer?

Tão importante como a decoração é o seu interior. Algumas empresas permitem que os noivos provem vários bolos para poderem escolher; pergunte se tem essa sorte.

Mais importante que tudo é que seja fácil de cortar e esteja fresco.

*^_^*

Sem comentários: