Depois de escolhido o DIA D, terá de escolher as pessoas que vão estar consigo nesse dia.
Começando pelos seus padrinhos… esta escolha pode ser mais difícil do que à primeira vista pode pensar… sabendo que o habitual é ter dois padrinhos (um casal), terá de decidir se o casal tem alguma ligação entre eles ou não. São irmãos, namorados, casados, amigos, ou desconhecidos…? Neste último caso é bom que os apresente o quanto antes e que os informe – lembre-se que, aos padrinhos, não se enviam convites de casamento – que vão ser os seus padrinhos de casamento, para se precaverem. Se for necessário explique-lhes quais as funções tradicionais (não quer dizer que as queiram seguir à risca).
Por tradição, os padrinhos da noiva oferecem-lhe o vestido e os acessórios (véu, sapatos, bijuteria, lingerie, …). Além disso a madrinha ficará encarregue de acompanhar a noiva durante toda a festa, nunca se esquecendo de ter uma bolsinha com cosmética, para que vá retocando a maquilhagem da noiva. Essa bolsinha deverá ter também lenços (se a noiva se emocionar) e um par de collants extra (se as outras se rasgarem).
Os padrinhos do noivo oferecem, também por tradição, as alianças e o fato do noivo. Quanto às alianças, estas poderão – e deverão – ser escolhidas pelos noivos, dado que são eles quem as irão utilizar. No dia do casamento, o padrinho do noivo encarregar-se-á de as transportar para a igreja e de as colocar no cesto das alianças, transportado – tradicionalmente – por um casal de meninos dos conhecimentos dos noivos.
Há quem defenda também que os padrinhos de baptismo deverão também ser escolhidos para padrinhos de casamento. Se, por alguma razão, a sua escolha não recair sobre esse casal, indague os seus pais (se tiverem sido eles a escolher os seus padrinhos de baptizado), se estes últimos não se vão importar de não serem os escolhidos. Em qualquer caso, avise-os, o quanto antes, que não vão ser os seus padrinhos, para prevenir aborrecimentos.
Agora esquecendo a tradição, até porque a tradição já não é o que era, o importante, em minha opinião, é escolher alguém que, de alguma forma, tenha participado na vossa história de amor, que tenha estado presente em algum momento-chave (ou não), que vos tenha apoiado em alguma fase menos boa. Se são dois, três ou quatro padrinhos, que importa? Os meus, em princípio, serão três, três grandes amigos. Era impossível escolher dois, porque são todos importantes para mim, todos me têm apoiado, me têm dado força, e por isso quem melhor para estar a meu lado, a chorar comigo (não é Ti?) do que eles? Claro que outros poderiam estar no lugar deles, mas não podem estar lá todos, e temos de escolher. E ninguém deve ficar magoado por não ter sido escolhido. O importante é assistirem ao espectáculo, não importa o lugar onde estejam.
Beijocas a todas as noivas de Maio.
*^_^*
segunda-feira, 3 de maio de 2004
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário